quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Com relatoria da senadora Professora Dorinha, CDR aprova medidas de combate à violência contra mulheres no turismo


A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou, nesta terça-feira (4), o Projeto de Lei 3.050/2025, relatado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União), que cria medidas para prevenir e combater a violência contra mulheres em ambientes e atividades turísticas. A proposta, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), altera três legislações: a Lei Geral do Turismo, o Estatuto da Cidade e a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Entre as ações previstas estão a criação de unidades de atendimento à mulher em áreas turísticas vulneráveis, a capacitação de profissionais do setor e a formação de parcerias com a iniciativa privada para desenvolver tecnologias que aumentem a segurança. O texto também estabelece que empresas de transporte por aplicativo deverão disponibilizar mecanismos de alerta para motoristas e passageiros em situações de risco.

No Estatuto da Cidade, o projeto insere o conceito de urbanismo sensível ao gênero, que considera as necessidades específicas das mulheres no planejamento urbano, como fator de qualidade de vida em regiões impactadas por atividades turísticas.

A senadora Dorinha destacou que a proposta tem impacto direto no desenvolvimento regional e na geração de renda, especialmente para as mulheres, que representam a maior parte da força de trabalho no setor turístico. “Destinos associados à insegurança, assédio ou violência contra mulheres sofrem queda na demanda. Já locais seguros atraem mais visitantes, que permanecem por mais tempo e movimentam a economia local”, explicou a relatora.

O projeto também prevê penalidades para estabelecimentos e agentes que se recusem a colaborar com ações de combate à violência ou pratiquem discriminação, incluindo multas, interdição e até cancelamento do cadastro turístico.

A proposta segue agora para a Comissão de Direitos Humanos (CDH), onde será analisada em caráter terminativo.

Reimaginando o amanhã é o tema do Festuris Gramado, que começa nesta quinta-feira (6/11)

Goiás leva apresentações realistas de destinos turísticos cobiçados para a Feira Internacional que é fonte de ideias, conexões e tendências do Turismo

Projeção em led no estande de Goiás no Festuris leva experiência realista de destinos aos visitantes. Foto: Goiás Turismo

Feira de Negócios, inovações, mentorias, palestras, e ambientes reservados para a saúde física, mental e espiritual; para a diversidade; e uma Arena Gastronômica, com aulas-show, além de estrutura para favorecer a acessibilidade para pessoas com deficiência visual, auditiva, mobilidade reduzida. O evento é um ponto de encontro estratégico para o setor.

O Festuris Gramado 2025 é uma das mais importantes feiras de negócios turísticos das Américas, que reúne profissionais do setor para discutir inovações, tendências e promover networking. Com o tema Reimaginando o Amanhã, a 37ª edição começa nesta quinta-feira (6/11) e vai até o domingo (9/11), no Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O Governo de Goiás participa da Feira Internacional de Turismo através da Goiás Turismo.

Para o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, “é essencial para Goiás estar presente na feira onde se encontram as principais tendências do mercado turístico internacional, com destaque para a sustentabilidade, o Turismo Verde, que vai ao encontro do tema do Festuris este ano, Reimaginando o amanhã. A feira promove negócios, oferece conexões e apresenta novas tecnologias, criando oportunidades para a geração de negócios para o Estado”.

Estande

O estande da Goiás Turismo vai ter um grande painel de led em 3D, reproduzindo uma cachoeira bem realista, que remete à Chapada dos Veadeiros.  Dois totens interativos com jogos tipo ‘escolha seu tipo de turismo’ e a Cabine Imersiva Sensorial completam o cenário.

Equipada com projeção de vídeos e espelhos internos, a cabine vai proporcionar experiências que estimulam múltiplos sentidos, como tato, visão e audição, promovendo destinos turísticos de Goiás, mostrando atrativos de Goiânia, Terra Ronca e da Chapada dos Veadeiros, além das recém-descobertas Chaminés de Fada.

A Região das Águas Quentes e o Turismo Religioso, com destaque para o Santuário Basílica de Trindade, também vão estar em evidência no estande. Degustações de cafés especiais e cervejas artesanais produzidas por mestres cervejeiros da terrinha vão apresentar o sabor goiano ao Rio Grande do Sul.

Os números do Festuris de 2024 são grandiosos, e a edição deste ano já supera os índices anteriores. O evento do ano passado, que foi aprovado por 98% dos participantes, contou com mais de 15 mil visitantes, divulgou 53 destinos internacionais e gerou R$ 480 milhões em negócios. 

Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

CONEXÕES TRANSFORMADORAS, COM APOIO DO SUBPROGRAMA PRODUTOS DA TERRA E DO BNDES, ENTREGA VEÍCULOS PARA FORTALECER CADEIAS PRODUTIVAS NO TOCANTINS

O projeto Conexões Transformadoras, realizado pelo Instituto Meio em parceria com o Governo do Tocantins (subprograma Produtos da Terra) e o BNDES, realizou a entrega de dois veículos utilitários para fortalecer a logística e ampliar a capacidade produtiva de associações comunitárias nos territórios do Portal do Jalapão e das Serras Gerais.

As associações beneficiadas foram:

  • Associação dos Agricultores e Agricultoras do Assentamento Vitória III – recebeu uma Fiorino e está sendo contemplada com equipamentos para a agroindústria do frango. O apoio cobre toda a cadeia produtiva, desde a produção de insumos, até o processamento, escoamento e comercialização dos derivados de frango, nas comunidades de Dianópolis.
  • Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM) – recebeu uma Titano e está previsto o recebimento de equipamentos para o extrativismo e beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade. O investimento também apoia todas as etapas da cadeia produtiva, da coleta ao processamento e à comercialização, beneficiando diretamente comunidades de Mateiros e São Félix.

A entrega dos veículos e dos equipamentos fortalece iniciativas coletivas, impulsiona a geração de renda e contribui para o desenvolvimento sustentável na região. A ação demonstra a importância da cooperação entre instituições financeiras, governo e organizações comunitárias para transformar potenciais produtivos em oportunidades reais de crescimento econômico local.

"Mais do que fortalecer cadeias produtivas, o projeto Conexões Transformadoras propõe um novo paradigma de desenvolvimento local, pautado na união de diferentes atores em torno de um mesmo propósito. Quando o investimento é planejado de forma estruturada e colaborativa, ele gera um ciclo virtuoso de crescimento, aprendizado e pertencimento. O impacto vai muito além da geração de renda, ele transforma territórios, amplia oportunidades e fortalece a autonomia das pessoas, demonstrando que é possível promover um desenvolvimento que alie eficiência econômica e impacto social de maneira sustentável e duradoura”, diz Lars Diederichsen, fundador e diretor geral do Instituto Meio.

A Associação Vitória III, agradece profundamente a oportunidade de mudar a vida das pessoas, que estão há anos na esperança de geração de renda com aquilo que o território pode oferecer diz o Presidente Francisco Assis.

Para Laudeci Ribeiro, Presidente da Associação ACPPM, o apoio desse projeto é um marco para o desenvolvimento sustentável do Jalapão e as comunidades quilombolas que serão beneficiadas. Os produtos da sociobiodiversidade só geram renda local com muito trabalho e apoio do poder público.

 


quarta-feira, 5 de novembro de 2025

ABRAJET Paraná empossa nova diretoria e reforça papel do jornalismo especializado no fortalecimento do turismo

A instituição empossa nova gestão e reafirma a importância do jornalismo de turismo para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Diretoria da Abrajet PR

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraná, (ABRAJET-PR) participou, nesta terça-feira (4), a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o biênio 2025/2027 em um brunch promovido em parceria com o Curitiba Convention & Visitors Bureau/CCVB, na Vinícola Durigan, em Curitiba. O evento reuniu profissionais da imprensa, autoridades, representantes do trade turístico e convidados especiais em um encontro marcado pela integração e pela valorização do jornalismo de turismo. No mesmo evento, foi feito o pré-lançamento dos prêmios Embaixadores e Capivara criado pelo CCVB.

A jornalista Silvana Canal, de Foz do Iguaçu, assumiu oficialmente a presidência da entidade, que passa a ter uma atuação ainda mais descentralizada, com representações ativas em diferentes regiões do Estado. A nova diretoria é composta também por Pierpaolo Nota (Curitiba), vice-presidente; Lana Seganfredo (Curitiba), secretária; e Cleucimara Santiago (Ponta Grossa), tesoureira.

Durante a cerimônia, a presidente Silvana Canal destacou os desafios e as metas para os próximos dois anos de gestão. “Nosso compromisso é seguir fortalecendo a ABRAJET-PR, com ações e jornalistas profissionais sérios, construindo parcerias que somam, ampliando nossa representatividade e tornando-nos referência no setor de turismo do Estado. O Paraná é diverso, rico em atrativos, e queremos mostrar essa força ao Brasil e ao mundo”, afirmou.

O ex-presidente Jean Luiz Sampaio Féder, que passa a integrar o Conselho Fiscal, ressaltou o legado da gestão anterior e o papel da entidade na defesa do jornalismo ético e independente. “A ABRAJET-PR se consolidou nos últimos anos como a legítima representante dos jornalistas profissionais que escrevem sobre turismo. Com assento em diversos conselhos e participação ativa no Conselho Paranaense de Turismo, a Associação mostra que seus associados levam uma visão independente e construtiva para o desenvolvimento do turismo no Paraná. A nova gestão, agora sediada em Foz do Iguaçu, reforça esse compromisso”, destacou Féder.

O encontro também marcou o pré-lançamento dos prêmio Embaixadores e Capivara de Curitiba, promovidos pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau, que reconhecem eventos, empresas e profissionais que contribuem para o fortalecimento do turismo de negócios na capital paranaense.

Com 41 anos de história, a ABRAJET Paraná segue como uma das mais ativas seccionais da entidade nacional, com presença em importantes conselhos e projetos como o Cepatur, os Conselhos Municipais de Turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu, Toledo, Ponta Grossa e Castro, a Câmara de Turismo da Fecomércio Paraná e o Projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro.

Nos últimos anos, a Associação promoveu press trips e ações de integração em diversas regiões do Estado, ampliando a visibilidade dos destinos paranaenses e fortalecendo o relacionamento entre jornalistas e o trade turístico. “Nos próximos dois anos, nosso compromisso é seguir nesse ritmo: fortalecer parcerias, ampliar horizontes e divulgar o turismo, os eventos e a gastronomia do nosso Estado, valorizando esta indústria que gera emprego, renda e oportunidades”, concluiu Silvana.

O evento foi registrado em clima de confraternização e simboliza um novo ciclo para a ABRAJET-PR, que reforça sua missão de promover o turismo com ética, independência e credibilidade jornalística.

Diretoria ABRAJET/PR – 2025/2027

·       Presidente: Silvana Canal (Foz do Iguaçu)

·       Vice-Presidente: Pierpaolo Nota (Curitiba)

·       Secretária: Lana Seganfredo (Curitiba)

·       Tesoureira: Cleucimara Santiago (Ponta Grossa)

·       Conselho Fiscal: Jean Luiz Sampaio Féder, Marcos Roberto Silva e Maria Alice Martins de S. Varajão

·       Membros Suplentes: Ana Maria de Jesus, Gisele Andrade Berthier Pimenta e Gisele Passos Lima Romanel;

·       Conselho de Ética: Jackson dos Santos Lima, Jean Luiz Sampaio Féder e Maria Alice Martins de S. Varajão

·       Suplentes Conselho de Ética: Francielli Cristina Chiuza Xavier, Gisele Passos Lima Rommanel e Sandro Adriano Carrilho

·       Texto: Francielli Xavier

·       Crédito fotográfico: Nenemann Audiovisual

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Agência de Fomento TO disponibiliza nova concessão de crédito ao setor turístico

Nova concessão de crédito beneficiará empresas do setor turístico, com financiamento de obras, equipamentos, capital de giro e energia solar, através do Fungetur


Fachada Ag Fomento 802 SUL - Foto Ademir dos Anjos (Governo do Tocantins)

O Ministério do Turismo aportou mais de R$ 16 milhões na Agência de Fomento, visando viabilizar a concessão de crédito a empreendimentos turísticos, via Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A taxa de juros é de 5% ao ano mais INPC, que representa aproximadamente 0,7% ao mês, o que impulsiona o setor, neste momento. 

O montante repassado tem a finalidade de financiar empreendimentos turísticos – como restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, pousadas, centro de eventos, entre outros – além de projetos como a energia solar.

O prazo para pagamento do empréstimo é de 78 (setenta e oito) parcelas, com carência de 06 meses. O crédito já está liberado para MEI (Microempreendedor Individual), até o limite de R$ 20 (vinte mil reais); para ME (Microempresas), o limite é de até R$ 50 (cinquenta mil reais), cujas operações – em ambos os casos – podem ser solicitada via online, diretamente na plataforma digital da Agência de Fomento, www.fomento.to.gov.br. Para empresas de médio e grande porte, o valor máximo é R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais), devendo o empreendedor procurar um dos agentes de crédito. 

Em Palmas, na Avenida Teotônio Segurado, 802 SUL, nº 09 - Plano Diretor Sul, em Palmas–TO, de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 18h. Já em Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, os atendimentos presenciais são realizados nas sedes dos “Prontos”, antigos “É pra já”, que funcionam das 7h às 19h de segunda à sexta e, nos sábados, até as 12h.

Para o Governador Laurez Moreira, “A nossa preocupação sempre foi com o fortalecimento da nossa economia. Esse recurso representa mais um passo importante na política de incentivo ao empreendedor tocantinense. O turismo é uma das grandes vocações do nosso Estado — e quando a gente apoia quem gera emprego e renda nesse setor, estamos construindo um Tocantins mais forte e mais justo. Os juros mais acessíveis permitem que os empreendedores modernizem seus negócios, ampliem seus serviços e aumentem sua competitividade. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que o Tocantins continue sendo um Estado de oportunidades, acolhendo bem o turista e valorizando quem faz a economia girar”, pontuou o gestor.

Já para o presidente da Agência de Fomento, Portilho Prado, a chegada dos novos recursos representa avanços para a cadeia produtiva do turismo. “Estamos colocando à disposição dos empreendedores do setor, uma linha de crédito com juros atrativos e prazos que realmente cabem no bolso. Além dos empreendimentos turísticos tradicionais – como hotéis e restaurantes – o crédito também pode ser utilizado para investimentos em sustentabilidade, como a instalação de energia solar. O objetivo é facilitar o acesso ao crédito, fomentar o desenvolvimento, impulsionar o turismo e gerar novas oportunidades em todo o Estado”, concluiu o presidente.

O Fungetur foi criado com o objetivo de proporcionar crédito competitivo para os empresários do ramo de turismo. Além disso, o Fundo apoia a instalação de novos negócios no setor, a infraestrutura turística e seu desenvolvimento, como também, tem por missão gerar renda e aumentar a oferta de empregos diretos e indiretos.  O Fungetur financia obras civis de implantação e impulsiona a ampliação, modernização e reforma de estabelecimentos do ramo turístico, máquinas e equipamentos, projetos de energia solar e, por fim, capital de giro.

Dock JR / Governo do Tocantins

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Festuris começa a montagem da Feira Internacional de Turismo

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira 

A poucos dias da abertura do 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo, o clima é de expectativa e intenso trabalho nos pavilhões do Serra Park, em Gramado. O evento, que acontece de 6 a 9 de novembro, já está com a montagem dos estandes em ritmo acelerado para receber mais de 2.500 marcas expositoras nos dias 7 e 8, quando ocorre a feira de negócios

No dia 31 de outubro, os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanharam de perto os preparativos e a montagem das estruturas.

Fotos: Marthina Sorgetz/Festuris

A visita simboliza o início da contagem regressiva para um dos maiores eventos de turismo da América Latina, reconhecido por conectar profissionais do setor, promover experiências inovadoras e impulsionar negócios.

“A montagem está a todo vapor para receber o mundo em Gramado. Cada detalhe está sendo preparado com cuidado, porque o Festuris 2025 será inesquecível. Estamos prontos para viver grandes encontros, negócios e conexões que transformam o turismo. Nos vemos em poucos dias aqui em Gramado”, destaca Eduardo Zorzanello.

Com foco em inovação, sustentabilidade e experiências transformadoras, o Festuris chega à sua 37ª edição consolidado como palco de grandes oportunidades para destinos, empresas e profissionais do setor turístico. A expectativa é reunir milhares de participantes do Brasil e do exterior, movimentando a economia e fortalecendo o posicionamento de Gramado como referência em turismo de eventos. informações: 

www.festurisgramado.com e @festurisgramado

BH Airport simula pouso de emergência com passageiros a bordo de um Airbus A320

O BH Airport realizou um Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (ESEA), envolvendo o acidente com uma aeronave Airbus A320, com 142 passageiros e 6 tripulantes a bordo, em voo alternado para o terminal internacional mineiro.

A simulação é uma ação preventiva, exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), conforme a RBAC 153 – item 153.331, e tem como objetivo testar o Plano de Emergência do BH Airport e aprimorar a capacidade de resposta das equipes de segurança, saúde, comunicação e operação em situações críticas, assegurando coordenação, agilidade e eficiência nos atendimentos às vítimas e familiares.

“A segurança é a nossa principal regra do jogo, e o simulado é uma oportunidade de exercitar a integração entre todas as equipes e instituições envolvidas no atendimento a uma emergência aeronáutica, buscando garantir um atendimento rápido e seguro”, ressalta o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes. “Nesse sentido, avaliamos a coordenação entre o Centro de Operações de Emergência (COE), Seção Contra Incêndio (SESCINC), Serviço Médico de Emergência (SME), Centro de Operações (APOC), Posto de Coordenação Móvel (PCM), operadores aéreos e órgãos externos, além da comunicação em situações de falha técnica e remoção de vítimas”, acrescenta Côrtes.

Fotos:BH Airport/Divulgação

Atendimento a vítimas - O exercício também incluiu a ativação do Núcleo de Gerenciamento de Emergência (NGE) do BH Airport e centros de atendimento a ilesos, familiares e imprensa. As vítimas foram interpretadas por alunos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), reconhecida pelo alto grau de realismo em simulados. O atendimento hospitalar foi conduzido pelos parceiros Mater Dei (Belo Horizonte), Policlínica Mãe Quita (Confins) e Hospital Lindouro Avelar (Santa Casa de Lagoa Santa), com transporte terrestre e aéreo das vítimas.

“Participar de um simulado de trauma dessa dimensão no BH Airport é um reconhecimento importante do trabalho que realizamos na formação dos profissionais de saúde. Essa iniciativa fortalece o aprendizado e a prática, integrando ensino e saúde”, afirma o professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, reitor da Feluma/FCM-MG. “Esta é uma oportunidade de aprendizado singular. A atividade tem alto valor pedagógico, pois desenvolve habilidades técnicas, comunicação efetiva e tomada de decisão sob pressão, competências fundamentais para profissionais de saúde comprometidos com a sociedade”, complementa a professora Cláudia Laranjeira, diretora-geral da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

“A capacitação contínua por meio de simulações é vital para que nossas equipes estejam prontas para agir com precisão e agilidade em cenários de grande impacto, como acidentes aéreos. Nosso objetivo é salvar vidas e minimizar os danos em situações críticas e cenários de alta complexidade, demonstrando que a capacidade de resposta rápida e eficiente pode significar a diferença entre a vida e a morte”, assinala o responsável técnico pelo SAMU da região Macro Centro, Daniel dos Santos Fernandes, reforçando que a atuação conjunta com o BH Airport e demais órgãos é fundamental para aprimorar o atendimento pré-hospitalar e o resgate em massa.

De acordo com a gerente corporativa da Qualidade da Rede Mater Dei, Marília Corrêa, a participação em simulados desse porte é fundamental para testar o Programa de Emergências Sistêmicas e garantir uma resposta segura e estruturada em ocorrências, tanto externas quanto internas. “Estamos preparados para atuar em situações de crise, contando com uma equipe capacitada e em constante atualização, alinhada ao nosso cronograma de treinamentos institucionais”, esclarece.

“Mobilizamos cerca de 400 profissionais neste simulado, destacando a sinergia de uma ampla estrutura técnica e operacional”, esclarece o COO do BH Airport. Além da Faculdade Ciências Médicas e do SAMU, o simulado envolveu o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Defesa Civil, Polícia Federal, Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Anvisa, LATAM Airlines, Med Mais, IML BH, COMAVE/PMMG e COPOM/PMMG. “Essa integração é essencial para que, em uma eventual emergência real, todos saibam exatamente como agir, com rapidez e eficiência”, conclui Rodrigo Côrtes.

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pela Motiva, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Atrações de Chubut na Patagônia

O Governo de Chubut convida você a descobrir as maravilhas que o aguardam no coração da Patagônia: desde o litoral atlântico repleto de vida selvagem, passando pela aventura do altiplano, até as paisagens andinas com suas montanhas e bosques ancestrais. Um destino patagônico completo para experiências inesquecíveis em todas as estações do ano.

A província de Chubut, localizada na Patagônia argentina, convida os viajantes brasileiros a descobrirem sua diversidade natural, cultural e de aventura.


Graças aos esforços da Secretaria Provincial de Turismo e Áreas Protegidas e da Agência de Turismo de Chubut, a promoção internacional está sendo fortalecida para oferecer um destino moderno, acessível e sustentável.



Por que você pode visitar Chubut durante todo o ano? A Patagônia argentina se destaca como um destino imperdível devido à variedade de opções que oferece aos turistas. As estações do ano se refletem em suas diversas regiões — litoral, planalto e montanhas —, tornando cada visita única em qualquer época do ano.

Entre os principais destinos que você pode encontrar ao longo do ano estão:

·        Península Valdés: Patrimônio Mundial da UNESCO e símbolo do turismo responsável.

·        Parque Nacional Los Alerces: natureza exuberante e lagos ancestrais.

·        Áreas Naturais Protegidas: Um sistema provincial com 17 áreas para conservação e apreciação.

·         Experiências culinárias com frutos do mar, cordeiro patagônico e vinhos de altitude.

·        Turismo cultural e científico, com propostas que vão desde festivais e tradições a espaços de divulgação únicos na América Latina, como o Labirinto da Patagônia (o maior da América do Sul) ou o Museu Paleontológico Egidio Feruglio (MEF), referência mundial em paleontologia e dinossauros da Patagônia.

Na primavera, você pode observar baleias na Península Valdés, e os pinguins-de-magalhães chegam a Punta Tombo e Cabo Dos Bahías.

Nos Andes, você pode explorar as cores vibrantes e as paisagens dos campos de tulipas e a floração das árvores no Parque Nacional Los Alerces, além de desfrutar de caminhadas, caiaque e mountain bike em locais únicos.




No verão, a região costeira oferece mergulho com leões-marinhos, snorkeling e observação de golfinhos e golfinhos-de-commerson. Os entusiastas do turismo de aventura também podem desfrutar de rafting no rio Futaleufú, tirolesa, escalada, pesca esportiva e passeios em lagos.


A província também oferece as cores e sabores vibrantes das festas populares regionais em cada cidade, e os amantes da fotografia de natureza descobrirão flora e fauna únicas nas áreas naturais protegidas.



No outono, os bosques da Patagônia, em chamas de vermelho e dourado, destacam-se do resto do ano, oferecendo uma nova perspectiva na rota turística, ideal para trekking na cordilheira de Chubut. Uma rota de vinhos patagônica serpenteia por cidades de toda a província, e o turismo rural e cultural inclui visitas a fazendas e comunidades galesas.


Finalmente, no inverno, a neve chega à cordilheira de Chubut, perfeita para praticar snowboard, trenó e desfrutar de atividades em família na estação de esqui de La Hoya. Enquanto isso, no litoral, a temporada de observação da baleia-franca-austral recomeça.


Promoção turística - O Governo de Chubut, por meio do Ministério do Turismo e Áreas Protegidas e da Agência de Turismo de Chubut, está conduzindo uma campanha internacional para posicionar a província como o principal destino turístico do país. Isso envolve o fortalecimento de sua presença em feiras de turismo, a formação de alianças com operadoras de turismo internacionais e o desenvolvimento de produtos de turismo sustentável. A campanha também destaca o compromisso da província com a proteção de seu patrimônio natural por meio de suas Áreas Naturais Protegidas, uma política pública implementada na província que a distingue como pioneira global em conservação.


https://www.argentina.travel/pt/pr/chubut

Abertas as inscrições para a 14ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas


Museu Mineiro, em BH

Gestores culturais de todo o estado têm até o dia 7 de novembro para inscrever seus equipamentos na programação da 14ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas que acontecerá no dia 27/11. Para realizar o cadastro, basta acessar o formulário disponível neste link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQoZeVEUE4tu7YEtijqajsViTh81BNGrpr7-uzdKa0O8NwBg/viewform

A participação traz visibilidade para os museus e bibliotecas locais, gerando engajamento comunitário, promoção do turismo cultural e fortalecimento das identidades locais. Além disso, a atividade a ser realizada poderá ser ser incluída na Declaração de Acervos Culturais como iniciativa de democratização do acesso aos bens culturais.

Foto: Maria Luiza Sarmento

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação do Governo de Minas, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com coordenação da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade e apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).

A Noite Mineira é um projeto que abrange um conjunto de eventos culturais realizados em diversos municípios de Minas Gerais, com o objetivo de ampliar o horário de funcionamento de museus e bibliotecas uma vez a cada dois meses, a fim de que mais pessoas conheçam e visitem esses espaços.

Durante esse período noturno, o público pode conferir uma programação cultural gratuita e diversificada, que pode incluir exposições, saraus literários, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atividades.

A iniciativa busca valorizar os museus e bibliotecas como espaços de conhecimento, memória e identidade, promovendo o engajamento da comunidade e a ampliação do acesso à cultura de forma inclusiva e democrática. Por meio dessas ações, o projeto reforça a importância desses equipamentos culturais na vida das pessoas e no fortalecimento da diversidade cultural mineira.

4ª Noite Mineira De Museus E Bibliotecas

Período de inscrições: até 7/11

Data do evento: 27/11

Horário: 18h às 22h

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63  informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br

















domingo, 2 de novembro de 2025

São Thomé das Letras-MG: o mistério estava escrito nas estrelas

Ao chegar a São Thomé das Letras-MG, na Serra da Mantiqueira (divisa com o Rio deJaneiro e São Paulo), você é imediatamente abduzido pelo ambiente místico do lugar

melhorviagemlp.com


melhorviagemlp.com


Barraquinhas de artesanato. Foto: melhorviagemlp.com

Um duende no meio da rua em plena luz do dia, a estátua do Chico Taquara - curandeiro que morava em uma gruta das redondezas -, histórias de luzes misteriosas nos céus, sociedades místicas... tudo isso nos leva do espaço sideral aos seres encantados da natureza.

Uma lenda bem difunda na região envolve o portal da Gruta do Carimbado, que conectaria São Thomé das Letras a Machu Picchu, no Peru. Outra lenda conta que antiga civilização construiu uma pirâmide na região para fins desconhecidos. O avistamento de OVNIs e histórias de contato com seres de outros planetas completa o encantamento que atrai milhares de turistas todas as semanas à cidade.

As bruxas não poderiam ficar de fora, com a Pedra da Bruxa atraindo os curiosos e a Casa da Bruxa realizando rituais ancestrais. A Casa da Pirâmide, no Parque Municipal Antônio Rosa, considerado o ponto mais alto da cidade, é o local mais tradicional para se apreciar o pôr do sol, espalhando suas luzes pelo horizonte das montanhas ao redor.

A própria comunidade se empoderou e vive desse misticismo, recebendo os turistas com a tradicional gentileza mineira e ampliando a magia com produtos com a marca Cogumelo Azul e brincadeiras com interação de "ETs" com os turistas em casa noturna tradicional na cidade.

Origem do nome

Teto da Igreja Matriz de São Thomé das Letras. Foto: melhorviagemlp.com 

O nome "São Thomé das Letras", no entanto, vem da lenda do escravo João Antão, que teria encontrado a estátua de São Thomé e uma carta misteriosa numa gruta, onde se refugiou após ser ameaçado de morte pelo seu senhor. As "letras" se referem às inscrições rupestres encontradas na gruta.