domingo, 27 de julho de 2025

“Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu”, em Altamira, mostra a força e a diversidade dos povos originários

O município de Altamira viveu na semana passada um evento que certamente entrará para a história e o calendário cultural da cidade: o Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu, que se encerrou no domingo (20), na orla do Rio Xingu. Idealizado pela primeira-dama do município, Paola Abucater, o evento reuniu cultura, esporte, gastronomia e turismo.

Quem prestigiou o festival teve a oportunidade de vivenciar a cultura dos povos originários do Pará. São 14 etnias que participaram das competições realizadas na orla do Cais Estádio Bandeirão, nas seguintes modalidades: futebol de campo, corrida de tora, corrida de bastão, arco e flecha, canoagem, cabo de força, arremesso de lança, corrida livre de 100 metros e natação. Neste domingo (20/7), acontecem as finais dos jogos e a apresentação musical da cantora Joelma Kláudia.

O morador de Altamira Luiz Tavares, que atualmente estuda odontologia em Belém e está passando as férias em sua cidade natal, participou da programação no sábado (19) e relatou: “É a primeira vez que participo e estou gostando muito. O evento está bem organizado e possibilita que os turistas conheçam a cultura indígena”, destacou.

Nos estandes das diversas etnias indígenas, moradores e turistas podiam adquirir artesanato produzido nas aldeias e também fazer pintura corporal. O indígena Toroti Arara, de 20 anos, da etnia Arara — localizada na região da Volta Grande do Xingu — ressalta a importância do evento: “É fundamental mostrar a diversidade dos povos indígenas. Muita gente não entende que cada etnia tem sua particularidade, sua forma de usar o grafismo, sua alimentação, sua língua. O evento é importante para valorizar essa diversidade”, afirmou.

O Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu é promovido pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Semear), por meio da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Turismo do Pará (Setur) e Governo do Pará, com patrocínio da Prefeitura de Altamira, Equatorial Energia e Belo Sun Mineração. A entrada é gratuita.

Texto: Isa Arnour – Redação Pará Trip

Imagens: Matheus Freire e Adriano Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário