sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Senador Eduardo Gomes homenageia Siqueira Campos, que completaria 97 anos: “Seu legado segue vivo”

No dia em que o ex-governador do Tocantins, Siqueira Campos, completaria 97 anos, nesta sexta-feira, 1 de agosto, o vice-presidente do Senado e presidente do PL no Tocantins, Eduardo Gomes, divulgou um vídeo em homenagem ao líder político, falecido em julho de 2023.


“Ele foi mais que o criador do Tocantins. Foi um líder nato, que sonhou alto e lutou até ver nosso Estado nascer. Deixou sua marca nas cidades, nas obras e, principalmente, nas pessoas. Tocou vidas. Transformou histórias. E vai ser sempre lembrado por tudo isso”, afirmou Eduardo Gomes na mensagem.

Siqueira Campos era o primeiro suplente de Eduardo Gomes e chegou a assumir o mandato no Senado Fede89ral em 2019, aos 90 anos, quando o titular se licenciou. Com sua volta ao Congresso, Siqueira reencontrou um dos palcos mais importantes de sua carreira política, reforçando sua condição de símbolo da luta em defesa do Tocantins.

No vídeo, Eduardo Gomes também ressalta o legado pessoal deixado por Siqueira. “Sua presença faz falta, mas o seu legado segue vivo. Levo comigo esse exemplo de força, espírito público e amor pelo Tocantins. Parabéns, Siqueira Campos”, destacou.

Criador do Estado do Tocantins, primeiro governador e quatro vezes chefe do Executivo estadual, Siqueira Campos teve papel fundamental na construção da identidade política, institucional e administrativa do Estado, fundado oficialmente em 1988.

Homenagem da Aleto: Siqueira Campos e os 97 anos de sua memória viva

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, o Estado do Tocantins celebra a memória e o legado de José Wilson Siqueira Campos, que completaria 97 anos.

Foto: Koró Rocha

 Falecido em 4 de julho de 2023, Siqueira Campos é reconhecido como o grande articulador e construtor da autonomia tocantinense. Sua figura central na história do Estado e sua data de nascimento são marcadas por homenagens em todo o território tocantinense. Dessa forma, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) se une às celebrações, exaltando sua visão e perseverança.

O presidente da Aleto, Amélio Cayres (Republicanos), expressou seu sentimento em relação a Siqueira. “Não há como falar em política no Tocantins sem falar deste nobre e grande líder, que acreditou na fundação de um Estado que ainda não existia, em um futuro novo para mais de 1,5 milhão de moradores tocantinenses. Siqueira também lutou incessantemente pelo nosso Bico do Papagaio e chamou a atenção de todos para o grande potencial das cidades da região. Ele deixou o seu legado de determinação e esperança de que é possível fazer diferente”. 

O impacto de Siqueira Campos no Tocantins perdura. Nesse sentido, diversos deputados da Aleto se manifestaram sobre a importância de seu legado. 

Deputado Vilmar de Oliveira (Solidariedade): “Mais que uma figura visionária, Siqueira fez escola e permanecerá como referencial político para as gerações que o sucederem. Hoje temos um misto de saudade e gratidão, pois sua história se entrelaça de forma inseparável com a história do nosso Estado”.

Deputado Jair Farias (UB): “Com seus ideais visionários, Siqueira Campos foi o grande responsável pela criação do Estado do Tocantins e pela fundação da nossa capital, Palmas, motivo de orgulho para todos os tocantinenses. Ele foi um homem de coragem, trabalho e determinação, que carregava no coração o sonho da liberdade para o povo do norte goiano. Seu legado é imenso e continuará vivo na história do nosso Estado. A ele, nossa eterna gratidão”. 

Deputado Olyntho Neto (Republicanos): "Um dos maiores estadistas da história do Brasil, Siqueira Campos acreditou nesta terra e batalhou com todas as forças para que ela conquistasse a sua autonomia e independência. Tive a honra de trabalhar e aprender muito com ele. Visionário, empreendedor, determinado e implacável na luta pelo desenvolvimento do Tocantins, ele deixou um legado inestimável, que nos serve de inspiração e jamais será esquecido". 

Deputado Marcus Marcelo (PL): "Siqueira Campos sempre será referência política da autonomia do nosso Estado, da sua pujança e seu crescimento. O Estado reflete a força de seus líderes; e Siqueira sempre será esse líder precursor". 

 

Ao celebrar o aniversário de José Wilson Siqueira Campos, a Assembleia Legislativa do Tocantins reafirma seu compromisso com os valores e ideais que pautaram sua vida. Desse modo, sua dedicação à causa do povo e sua capacidade de transformar um sonho em realidade continuam inspirando os trabalhos do Poder Legislativo em prol de um Estado cada vez mais próspero e justo.

 

Aleto e Sebrae firmam parceria com foco no desenvolvimento econômico de 125 municípios tocantinenses

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e Sebrae Tocantins firmaram nesta quarta-feira, 30, convênio para a execução do projeto "TO – Cidade Empreendedora".

Foto: Koró Rocha

Com investimentos de R$ 16,4 milhões, a iniciativa compreende ações para a modernização da legislação municipal e para a capacitação de gestores públicos e de microempresas de 125 municípios tocantinenses com até 15 mil habitantes.

A vigência do convênio está definida para o período de 28 de julho de 2025 a 31 de dezembro de 2026. O lançamento oficial da iniciativa está previsto para o dia 12 de agosto.

O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), afirmou que a parceria é uma grande oportunidade para fortalecer o desenvolvimento local. “Essa formação é focada principalmente no poder público, prefeitos e vereadores, mas também atinge o público que realmente precisa, como pequenos empreendedores. Esse programa também será levado para as escolas, onde está se formando e descobrindo a vocação das pessoas”, disse.

Cayres fez questão de ressaltar que os recursos do “TO – Cidade Empreendedora” serão usados com transparência e responsabilidade. O projeto representa uma abordagem estratégica para melhorar o ambiente de negócios nas cidades, incentivando o empreendedorismo e impulsionando a economia.

O diretor superintendente do Sebrae-TO, Rérison Castro, destacou a relevância da iniciativa para o Estado. “Precisamos acompanhar e pautar políticas públicas que de fato desburocratizem, facilitem a criação, alteração e baixa das empresas. Com isso nós buscamos mudar todo o arcabouço legal dos municípios pequenos que têm essa necessidade, através dos nossos consultores e das nossas capacitações”, defendeu.